Saiba antes de comprar


COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE COMPRAR UM CELULAR







Na última década o mundo assistiu os celulares e a internet se tornarem características da nossa vida cotidiana, eles deixaram de ser opcionais e se tornaram essenciais como meios de comunicação e informação. Atualmente o número de pessoas que acessa a internet do celular está crescendo e em pouco tempo deverá superar os acessos via desktop. O celular deixou de ser um aparelho usado somente para ligações e se transformou em uma miniatura de nossas vidas, agregando as nossas fotos, vídeos, compromissos, contatos, e-mails, acesso a contas bancárias, livros favoritos, músicas... Os novos modelos incorporam uma gama tão grande de funções que seria inviável explicar cada uma delas, então foram reunidos nesse guia os fatores que merecem serem muito bem avaliados antes de se decidir qual celular comprar.

Pré-pago ou Pós-pago?
Muita gente simplesmente opta por celulares pré-pagos sem avaliar as opções da operadora para os celulares pós-pagos. Os aparelhos pré-pagos são aqueles que não exigem a assinatura mensal, mas em geral as tarifas cobradas sobre eles são muito mais altas e o próprio valor do celular é mais elevado. Se o usuário faz poucas ligações ao dia, um pré-pago é uma boa opção, pois não existe um compromisso com a operadora. Mas se o celular é usado com muita freqüência, celulares pós-pagos são a melhor alternativa, pois dependendo do plano, existirão benefícios como ligações interurbanas mais baratas e a opção de incluir alguns contatos com os quais as ligações serão gratuitas.

Autonomia da bateria.
A qualidade da bateria é de vital importância na hora de se comprar um celular. O mais indicado é avaliar o tempo de duração da carga durante a conversação, ou seja, quanto irá durar a bateria em horas de ligação. Cinco horas de conversação simples pode ser considerado muito bom e qualquer valor superior a isso é ótimo. A enorme variedade de aparelhos dificulta a avaliação da bateria levando-se em conta outras funções, mas também podem ser avaliados como acima da média os celulares que tiverem uma duração da bateria igual ou superior a 5 horas em conversação 3G (com vídeo), 5 horas de acesso a internet 3G, 9 horas de utilização da internet em Wi-Fi, 6 horas de reprodução de vídeo ou 15 horas de reprodução de áudio. Esses são apenas valores referência uma vez que a duração da bateria também é influenciada pela temperatura, idade e freqüência de uso.

Câmera digital e de vídeo.
Apesar de muitas pessoas preferirem as câmeras digitais independentes, é muito comum o uso do celular na hora de registrar momentos, e isso é parte da chamada vida móvel. Uma câmera que tenha 5 ou mais mega pixels está bem acima dos celulares convencionais. Mas para aqueles que não têm a intenção de fazer grande uso da mesma, 2 ou 3 mega pixels são suficientes.

Tela.
Primeiramente ela deve ser legível tanto em lugares pouco iluminados quanto em locais com muita luz natural e artificial. Para ser legível e tornar mais simples a introdução de dados, a tela deve mostrar no mínimo cinco linhas de texto. A escolha ou não de uma tela touchscreen vai depender do próprio consumidor, mas vale lembrar que elas permitem a melhor experiência possível de navegação na web em um celular.

Internet WAP, 3G ou Wi-Fi?
Os celulares mais modernos já vêm com todas as três opções de acesso a internet, mas como não são todos, vou definir brevemente cada uma. A WAP apresenta versões resumidas dos textos disponíveis nos sites comuns eliminando parte das imagens, possui uma velocidade muito reduzida e o custo varia conforme o plano e a operadora. Celulares com Wi-Fi exibem a internet no celular da mesma forma que a vemos no computador, centenas de vezes mais veloz que a WAP e sem custos, mas é necessário estar em uma área coberta por algum ponto de acesso a uma rede sem fio (hotel, posto de combustível, shopping center, etc.). A conexão 3G permite que o acesso a web em alta velocidade de qualquer lugar que possua cobertura do fornecedor do serviço (geralmente a mesma operadora de telefonia), mas os custos são altos e a qualidade do sinal é influenciada pelo clima, pelo ambiente e por uma série de outras variáveis. A escolha vai depender do consumidor, se ele fará muito ou pouco uso da internet no celular, se a cidade onde vive possui grande quantidade de pontos Wi-Fi e se existe uma cobertura 3G de qualidade.

Ergonomia.
Ao comprar um celular, é muito importante que o teclado ou a tela possibilitem uma boa marcação e nesse caso o reconhecimento de voz pode ser uma grande vantagem. A navegação e a estrutura dos menus devem ser simples e lógicas, por isso é sempre aconselhável testar o aparelho antes e verificar se o sistema e a organização do mesmo agradam ao futuro dono. O peso e tamanho também devem ser levados em conta na hora da compra, por isso não existe maneira mais prática do que manusear cada uma das opções na hora de fazer sua escolha.

Preço.
Este sem dúvida é um dos itens de maior relevância. Antes de fazer qualquer coisa o usuário pode analisar o quanto está disposto a gastar e quais celulares estão disponíveis por esse valor. Uma vez feito isso, poderá fazer uso das dicas já citadas para escolher entre eles.


 

Sample text

Sample Text

sprintrade network